(* Itinerário de turismo responsável e sustentável em parceria com o Grupo Comunitário de Porto Alegre e a ONG Leigos para Desenvolvimento)

Duração: 7-8 h
Ponto de Interesse: Experiência intercultural com as comunidades do sul da Ilha, mangal de Malanza, praias do sul, aves endémicas.
Preço a partir de São Tomé: A partir de 140 € por pessoa (com partida da cidade, mínimo 2 pessoas)
O preço inclui: Guia, Veículo e combustível, canoa, almoço.

O percurso pode também ser organizado a partir dos Hotéis do sul neste caso com uma duração de 4h

Se quer fazer uma experiência intercultural e conhecer mais nos pormenores o dia-a-dia das comunidades este o seu percurso.
Uma excursão de carro com motorista/guia para um encontro com as diversas comunidades do extremo sul da ilha: Ponta Baleia, Vila Malanza e Porto Alegre.
“Rumo ao sul” é um percurso de turismo comunitário responsável e sustentável que surge como iniciativas das comunidades do extremo sul da Ilha de São Tomé e que permite entrar em contacto com as diversas realidades sociais e culturais desta região.

Tenha uma vista panorâmica entre a floresta e o mar, desfruta com a beleza do Pico Cão Grande que se destaca por aquelas florestas do Sul, e tenha a oportunidade de visitar e se refrescar na cascata de Praia Pesqueira.

Descobra os labirintos do mangal de Malanza, as suas aves e a “Cucumba”, um peixe meio anfíbio que consegue respirar fora da água. O mangal de Malanza é uma área protegida e um ecossistema de transição entre a terra e o mar. É o lar de várias espécies de animais e melhor incubadora natural de peixe da região sul de São Tomé, considerado um santuário ecológico, local de reprodução de muitas espécies marinhas e de aves.
Poderá ainda visitar o Centro Cultural de Porto Alegre e ter o almoço numa das melhores praias da Ilha preparado pelo grupo de mulheres que gerem o restaurante de Praia Jalé. Na tarde poderá mergulhar na paradisíaca Praia Piscina antes de regressar para o seu alojamento.