A costa oeste da Ilha é completamente selvagem e ocupada pelo Parque Natural Obô de São Tomé, não existem estradas de acesso e aldeias. Podemos aí encontrar alguns pescadores e caçadores e uma floresta exuberante das 50 tonalidades de verde. São as áreas onde vivem ainda as raras aves endémicas da Ilha, entre os quais o Ibis de São Tomé. Aí vive também o buzio gigante de floresta, uma espécie em via de extinção.
Volta à Ilha em 1 dia
Duração: 8 -10 h
Dificuldade: Dificil
Desnível: + 550 m / – 550 m
Preço: Entrar em contacto
Preço Inclui: Guia, Barco, Veiculo, combustível, piquenique

Para os mais aventureiros propomos uma volta inteira à ilha de São Tomé num dia!
De barco de Mucumbli até a Baía de São Miguel, disfrutando duma vista panorâmica sobre os picos da costa ocidental e as cascatas que caem diretamente no mar. O trekking começa na praia de S. Miguel com uma primeira etapa para a visita da capela e das ruínas da Roça, continuamos entre rios e floresta com vista exclusiva sobre o Cão Pequeno e o Cão Grande até chegar à Praia Jalé. Poderão escolher pernoitar no Jalé Ecolodge ou regressar e gozar do pôr do-sol sobre o pico Cão Grande.

Volta à Ilha em 2 dias
Dificuldade: Muito Difícil. Este percurso pode ser efetuado somente em perfeitas condições físicas e com um bom treino em trekking.

Preço: Entrar em contacto
Preço Inclui: Guias, Veículo, combustível, todas refeições e água, equipamentos de campismo (tenda, saco de cama, colchão de campismo).

1º Dia: Ponta Furada / S. Miguel
Deslocação de carro a partir de Mucumbli para Ponta Furada, o ponto de partida da caminhada. Ao longo dos antigos trilhos no meio das plantações de cacau chegaremos à Roça de Binda, para depois continuar perto da costa para Juliana de Sousa, onde poderemos ver os antigos vestígios desta Roça. Entraremos assim no Parque Natural Obô de São Tomé, onde poderemos encontrar várias plantas e pássaros endémicos. Esta parte da costa é caracterizada pela presença do Pandanus Thomensis (Pau esteira) com as suas características raízes aéreas. Enfrentaremos a última dificuldade do dia com a subida para o Morro que nos separa da Baia de S. Miguel onde iremos montar as tendas para o nosso acampamento.
Desnível: +830 / -890
Duração: entre 9 e 12 horas
Pernoite: S. Miguel

2º Dia: S. Miguel / Praia Jalé
Passando pela antiga capela de S. Miguel, que continua a ser utilizada pelos pescadores e vinhateiros locais, prosseguiremos o caminho em direção a Sto. António Mussacavú, cruzando vários rios entre os quais o Xufexufe, o Quija e o Mussacavu. Depois Sto. António, teremos a possibilidade de ter uma magnífica vista sobre o Cão Pequeno, monolítico basáltico de 390 metros, irmão menor do Cão Grande na costa Este. Depois de cruzar o Rio Portinho chegaremos às ruínas da antiga Roça Santa Josefina e daí começaremos a nossa descida suave para Praia Jalé, a mais linda das praias do sul e santuário das tartarugas marinhas. Na praia Jalé iremos encontrar um veículo para regressar a São Tomé ou ao local de hospedagem.
Desnível: (+550/ – 550)
Duração: entre 8 e 11 horas

Volta à Ilha em 3 dias
Dificuldade: Muito Difícil. Este percurso pode ser efetuado somente em perfeitas condições físicas e com um bom treino em trekking.

Preço: Entrar em contacto
Preço Inclui: Guias, Veículo, combustível, todas refeições e água, equipamentos de campismo (tenda, saco de cama, colchão de campismo).

Contacte-nos para um orçamento personalizado
1º Dia: Ponta Furada / Burnay
Deslocação de carro a partir de Mucumbli para Ponta Furada, o ponto de partida da caminhada. Ao longo dos antigos trilhos no meio das plantações de cacau chegaremos à Roça de Binda, para depois continuar perto da costa para Juliana de Sousa, onde poderemos ver os antigos vestígios desta Roça. Entraremos assim no Parque Natural Obô de São Tomé, onde poderemos encontrar várias plantas e pássaros endémicos. Esta parte da costa é caracterizada pela presença do Pandanus Thomensis (Pau esteira) com as suas características raízes aéreas. Na Praia Burnay iremos encontrar as tendas para o nosso acampamento e a nossa primeira noite no meio da mata.
Desnível: +280 / -340
Distância indicativa: 22km
Duração: entre 6 e 8 horas
Pernoite: Burnay

2º Dia: Burnay / S. António Mussacavú
Enfrentaremos nas primeiras horas do dia a subida para o Morro que nos separa da Baia de S. Miguel. Descendo em direção à baía poderemos desfrutar da beleza do local, com os seus ilhéus verdes, que contrastam com o azul do mar. Passando pela antiga capela de S. Miguel, que continua a ser utilizada pelos pescadores e vinhateiros locais, prosseguiremos o caminho em direção a Sto. António Mussacavú, cruzando vários rios entre os quais o Xufexufe e o Quija. Esta é a zona onde vivem os últimos exemplares do Ibis de São Tomé, um pássaro endémico considerado em via de extinção, com um pouco de sorte teremos a possibilidade de vermos alguns exemplares. O último obstáculo para chegar ao nosso acampamento perto da Praia de Sto. António, será o rio Mussacavu. Passaremos a noite nas tendas nas proximidades das ruínas da antiga Roça.
Desnível: (+740/ – 740)
Distância indicativa: 18km
Duração: entre 7 e 9 horas
Pernoite: S. António Mussacavú

3º Dia: S. António Mussacavú / Jalé
Pouco depois de ter deixado Sto. António Mussacavu teremos a possibilidade de ter uma magnífica vista sobre o Cão Pequeno, monolítico basáltico de 390 metros, irmão menor do Cão Grande na costa Este. Depois de cruzar o Rio Portinho chegaremos às ruínas da antiga Roça Santa Josefina e daí começaremos a nossa descida suave para Praia Jalé, a mais linda das praias do sul e santuário das tartarugas marinhas. Nesta praia desovam várias espécies de tartarugas entre as quais a gigantesca tartaruga ambulância (Dermochelys Coriacea). Na praia Jalé iremos encontrar um veículo para regressar a São Tomé ou ao local de hospedagem.
Desnível: (+350/ – 350)
Distância indicativa : 18km
Duração: entre 5 e 6 horas